Estamos entrando em contato, ainda através do email porque o Blog se apresenta com limites operacionais (Valter e Paulo são uns incompetentes tecnológicos que pouco a pouco se dão conta dos limites da tecnologia). Por outro lado, a partir da semana teremos o apoio logístico de uma monitora que tornará esta ferramenta mais palatável.
Enquanto isso estamos disparando as primeiras notas para o grupo.
Paulo/Valter
15.09.11 – Primeiros contatos imediatos
A título de boas vindas: a lógica da "presença ausente" ou de que a "não presença não significa ausência".
O seminário - Re- emergência das solidariedades nos processos econômicos associativos periurbanos: memória e educação - tenta insinuar que a inserção de temas contemporâneos – emergência de processos aparentemente insignificantes da vida cotidiana e do fazer produtivo - não pode ser realizada numa concepção meramente "bancária" de educação.
A participação em cursos de complementação sejam eles de pós-graduação ou especialização requer metodologias inovadoras, participativas, especialmente porque a grande maioria dos temas contemporâneos já está divulgada nos meios de comunicação e de alguma forma são analisados na mídia.
A proposta de refletir sobre – Re-emergência das solidariedades nos processos econômicos associativos periurbanos: memória e educação associativa - torna-se viável quando a proposta encontra a disponibilidade de um grupo que busca o diálogo entre educadores e educandos, ou antes, entre os conhecimentos/saberes existentes no grupo para cotejá-los com aqueles conhecimentos ditos científicos e/ou os conhecimentos de senso comum.
A escolha da sala de aula como lugar privilegiado para a discussão é/será o artifício técnico para reduzir a distância epistemológica entre esses conhecimentos. Entre os recortes disciplinares (plurais) dos participantes e o tensionamento proposto pelas leituras que foram propostas. Nelas existem continuidades e rupturas: o olhar especial proposto pelos autores pode nos ajudar a definir quais serão os conceitos fundamentais da teoria, e os temas de interesse de cada um , por sua vez, podem contribuir para eleger a metodologia apropriada para a construção do texto coletivo proposto como avaliação.
O ambiente virtual – blog do seminário – ao agregar as ferramentas de comunicação e interação on-line, como o fórum, o blog e o chat podem ser um dos mecanismos de mediação que dá a proposta a dinâmica necessária para que discentes e docentes conciliem seus tempos/horários e incrementem ações paralelas que sirvam de auxilio para a compreensão da teoria.
Além de ler textos e interpretá-los o que se pretende é que ao fim e ao cabo consigamos construir uma linguagem comum que possibilite o possibilite um constante diálogo problematizador.
O que pode conferir alguma singularidade ao grupo e a proposta de trabalho é o fato dela se desenvolver partindo do princípio de que o desenvolvimento de um processo reflexivo é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio (alguns, assim como LEV SEMINOVITCH VYGOTSKY (1896/1934) chamam isso de construtivismo social).
Paulo /Valter
Nenhum comentário:
Postar um comentário